O mindfulness é uma prática que faz você se libertar do passado e interromper a preocupação com o futuro para viver o presente
Vivemos uma época bastante turbulenta, especialmente no que diz respeito à presença do medo e à sensação de imprevisibilidade quanto ao que nos espera. Nessas horas, é extremamente importante dedicarmos um tempo para fazer a reconexão com o nosso próprio centro. As práticas meditativas, como o mindfulness, podem ajudar bastante nisso.
O termo não é novo e, na verdade, tem sido bastante falado em muitos espaços, incluindo os ambientes corporativos. Tudo graças aos benefícios que proporciona a quem decide aderir à prática. Agora chegou a hora de você descobrir mais sobre o assunto e entender como o mindfulness pode ajudar a aumentar o seu bem-estar. Vamos lá?
O que é mindfulness?
O mindfulness é uma prática meditativa que visa alcançar a atenção plena. Inteiramente concentrada no momento presente, a pessoa fica em contato com a sua versão atual, sem se prender ao passado ou ao futuro, apenas sentindo o que está acontecendo agora.
Essa é uma técnica considerada simples e que pode ser praticada a partir de 1 minutinho. Por isso, é perfeita para praticar em casa, no trabalho ou em qualquer lugar. Tudo o que precisa ser feito é concentrar sua atenção em uma coisa específica, como a respiração.
Basicamente, isso é o que permite que você se separe dos seus pensamentos e consiga deixá-los fluir, sem tentar controlar o que atravessa sua mente. Assim, você passará a perceber que não se resume, como indivíduo, aos seus pensamentos. Eles são como uma imagem projetada em um telão, e você não precisa se identificar com ela.
Isso ajuda a aceitar sua realidade e a não julgar o que acontece no dia a dia, principalmente no que diz respeito à qualidade dos pensamentos que você tem e das emoções que eles desencadeiam. Isso tem um impacto enorme na vida pessoal e profissional de cada um.
Como o mindfulness ajuda a vida cotidiana?
A atenção plena é uma ótima contribuição para centrar suas energias e reequilibrar o seu estado mental. Isso ajuda de diversas maneiras a ter uma vida mais agradável e tranquila, desde a construção de uma rotina organizada até o relaxamento profundo. Confira os principais benefícios!
Aumenta a concentração
Como o mindfulness está diretamente relacionado ao exercício da atenção, ele acaba aumentando a sua habilidade de se concentrar nas atividades cotidianas. Quando você consegue se separar dos seus pensamentos e apenas prestar atenção à forma como seus pulmões estão trabalhando ou ao que está acontecendo à sua volta — sejam sons, fragrâncias etc. —, está treinando sua mente para desligar-se dos estímulos quando quiser.
É assim que você poderá usar o mindfulness a seu favor quando quiser ler aquele livro, mesmo que tenha mais alguém na sala; quando tiver que terminar aquele projeto, ainda que seus colegas estejam conversando ao seu entorno; ou quando precisar de foco no trânsito enquanto as crianças fazem a maior bagunça no banco de trás do veículo.
Diminui a ansiedade
A ansiedade é um sentimento de urgência acompanhado do excesso de pensamentos, geralmente sobre o futuro. Em geral, a pessoa imagina uma situação futura e fica ansiosa sobre ela porque não tem nada que, no presente, possa fazer a respeito.
O excesso de notícias ruins no celular e na TV, as cobranças do seu chefe e a comparação com outras pessoas são apenas alguns exemplos disso. No entanto, quando você passa a focar o aqui e agora, sem julgar seus pensamentos ou sentimentos, entende que tudo passa e que essas variáveis não são você, são apenas histórias que o seu cérebro está contando.
Aumenta a produtividade
Uma das razões pelas quais o mindfulness se popularizou entre as empresas é porque ele realmente contribui para o aumento da produtividade. Mas esse benefício não precisa ficar limitado à vida corporativa.
Quantas vezes você sente frustração e falta de energia para cumprir tarefas simples do dia a dia por causa da sobrecarga? É exatamente nesses momentos que o mindfulness se torna útil para tranquilizar a mente e ajudar a focar seus esforços naquilo que realmente importa.
Melhora o desempenho profissional
Se você conseguir obter todos os benefícios citados anteriormente, a melhora do seu desempenho profissional é uma consequência inevitável. Uma pessoa que consegue manter o equilíbrio e a saúde mental em dia também consegue focar a sua atenção naquelas tarefas que exigem mais energia.
Como colocar a atenção plena em prática?
Existem muitas maneiras de aplicar o mindfulness e ainda potencializar seus resultados. Utilizar cheirinhos agradáveis e velas aromáticas pode ser uma maneira de construir um cenário tranquilo, calmo e relaxante.
No entanto, lembre-se de utilizar fragrâncias leves, especialmente para que elas não acabem irritando ou estimulando você, ao invés de acalmar.
Se quiser uma sugestão de prática, aqui vai uma:
- defina uma quantidade de minutos para sua meditação e configure um despertador (lembre-se de colocar uma música calma para o alarme);
- sente-se em uma postura ereta e confortável (mas não completamente relaxada), com os pés encostados no chão e os olhos fechados;
- preste atenção à sua respiração, ao ar entrando e saindo pelas narinas, aos pulmões inflando e murchando, no ritmo natural;
- deixe os pensamentos passarem por você como se fossem carros na estrada — não se atenha a eles, apenas observe-os e deixe-os ir;
- ainda que alguns pensamentos insistam em voltar, não resista a eles nem tente não pensar, apenas deixe que eles venham e vão;
- quando começar a se sentir desconfortável ou ansioso, tente expelir todo o ar de seus pulmões e inspire profundamente por quantas vezes julgar necessário (mas lembre-se: a inquietação é parte do processo e também deve ser observada);
- ao soar o alarme, tome seu tempo para abrir os olhos novamente e comece a mexer seu corpo aos poucos, desfrutando o movimento de cada membro.
Simples, não é? E você ainda pode fazer alguns testes para encontrar o ponto de atenção que seja mais confortável para você. Para isso, no terceiro momento do nosso passo a passo aqui para cima, em vez da respiração, você pode focar:
- os sons ao seu redor (carros passando, pessoas conversando, os chinelos de alguém da casa batendo no chão);
- as sensações do seu corpo, como pequenas coceiras, a tensão de alguns músculos, a textura da sua saliva e até o toque das roupas na pele e o peso do seu corpo contra o assento ou o solo;
- algum objeto — a chama de uma vela, uma garrafa d’água ou uma planta, por exemplo —, mantendo os olhos abertos e percebendo os detalhes, a incidência da luz, cores etc.
O mindfulness pode ser feito em quais momentos?
É interessante que o mindfulness seja adotado em diferentes ambientes e em momentos distintos. Ele é muito útil para criar uma atmosfera agradável no lugar de trabalho, seja no home office ou no escritório. O mesmo é válido para reuniões em família ou na hora lazer.
Mas, como você viu, o mindfulness é a prática da atenção plena e não precisa que nenhum evento específico esteja acontecendo para ser exercitado. Seu objetivo é vivenciar ao máximo a respiração, se essa for a sua escolha, observar os pensamentos e conteúdos metais sem julgamento e desfrutar o que está acontecendo à sua volta no momento presente.
Por isso, pode exercitá-lo enquanto você sobe as escadas do prédio, amamenta o seu filho, durante a higienização da casa, no meio de um treino físico e assim por diante. Não existe regra, desde que você se dedique a estar em conexão com o presente.
Agora que você já sabe o que é e como praticar o mindfulness em qualquer lugar, que tal conferir alguns produtos para intensificar a sua prática? As velas perfumadas podem ser um estímulo excelente!