Luz cênica: o que é e como produzir na sua casa

Luz cênica: o que é e como produzir na sua casa
Publicado em: Sua Casa

Luz cênica: o que é e como produzir na sua casa

Entenda o que é luz cênica e descubra de que forma aproveitá-la em casa!

Não tem nada mais gostoso do que o aconchego que a gente sente quando chega a casa depois de um dia inteiro na rua. Nossa casa é um refúgio, formado por cheiros, luzes e sombras únicos que nos acolhem e relaxam. E o melhor de tudo é que essa sensação de conforto pode ser estimulada ao criarmos um ambiente com luz cênica.

Como você já deve saber, o nosso cérebro é influenciado pela iluminação, tanto natural quanto artificial, e aproveitar alguns artifícios bem simples pode aumentar o bem-estar e a tranquilidade. Além disso, as velas e luminárias utilizadas para criar uma atmosfera intimista também servem de decoração para a casa.

Separamos algumas dicas para você usar a luz cênica em casa e despertar diferentes emoções sem precisar fazer grandes mudanças.

Definição e importância da luz cênica

Se você logo pensou em teatro quando ouviu falar em luz cênica pela primeira vez, não é à toa. A expressão remete ao tipo de iluminação que é utilizado em espetáculos e apresentações de arte performática, como teatro, dança e música, para criar efeitos visuais e provocar emoções nas pessoas.

Porém, quando falamos em luz cênica para ambientes domésticos, estamos nos referindo à luz quente, com uma tonalidade amarelada que se assemelha à luz crepuscular e vespertina.

O clima de romance e sedução de um jantar a dois, por exemplo, é evocado pela meia-luz de velas e luzes indiretas. Da mesma forma, um ar de suspense pode surgir ao quebrarmos a escuridão com as velas do bolo de aniversário, destacando quem está ao seu redor.

Diferentes ferramentas e técnicas (como projetores, refletores, filtros e gobos) são utilizadas na iluminação cênica, levando em conta a potência, a incidência, o ângulo, o fluxo luminoso e as cores das luzes, para transformar espaços e momentos. Tudo isso combinado cria uma experiência imersiva nas pessoas, levando-as a sentir determinadas emoções, bem como estabelece noções de sombra e profundidade no local.

As luzes cênicas são importantes porque ajudam a compor a aura do local, a demarcar o espaço e a destacar elementos essenciais da cena. O que podemos fazer é aproveitar todos esses recursos teatrais e mudar a atmosfera da nossa própria casa.

Como produzir luz cênica em casa

Um ponto importante a levar em conta ao introduzir a luz cênica em casa é a temperatura da luz. Se o objetivo é criar uma atmosfera de intimidade, relaxamento e aconchego, as luzes quentes, que têm entre 2700K e 3000K, devem ser as escolhidas, sendo perfeitas para o quarto e a sala de estar. Deixe as lâmpadas de luz fria (5000K ou mais) para os cômodos em que deseja manter o foco e a produtividade, como o escritório.

Distribua abajures em pontos estratégicos dos cômodos, como as mesas laterais, de forma que a luz incida indiretamente sobre as paredes, os sofás e os demais móveis. O lavabo, por exemplo, pode receber a iluminação morna da mesma maneira que outros cômodos. Distribuir pontos de luz pela casa com arandelas também contribui para criar uma cena mais intimista.

Spots são excelentes para direcionar a luz a pontos específicos da casa, ao passo que luminárias embutidas no gesso ou no rodapé modificam totalmente qualquer ambiente. Quando for possível, usufrua também do máximo de luz natural que você puder.

Como usar velas aromáticas para produzir luz cênica

A luz quente traz essa sensação de conforto e bem-estar por ser semelhante à luz do amanhecer ou entardecer. O seu tom amarelado ou alaranjado remete à luz do fogo, que pode ser incluída em casa por meio de lareiras ou de velas.

Aliás, decorar os ambientes com velas traz ânimo, mas também pode despertar outras emoções, especialmente se forem velas aromáticas. Juntos, a luz tênue da chama e o perfume da cera podem destravar memórias olfativas específicas, transportando você para onde desejar.

As velas perfumadas podem ser usadas em qualquer ambiente da casa, e o bacana é justamente você levar em conta a sensação que gostaria de evocar quando entra no cômodo. A vela perfumada Phebo Brisa traz leveza e frescor e poderia ser colocada no banheiro, por exemplo.

Já a vela Phebo Santalum seria uma excelente opção para decorar a sala de estar, resgatando um ar mais rústico e acolhedor junto à luz cênica que produz, enquanto a vela Phebo Jardim Siciliano pode deixar muito mais especial aquele almoço em família.

A luz cênica cria sombras e dá profundidade aos ambientes. Assim, lembre-se de que as velas também podem ser utilizadas para destacar um espaço meio esquecido da casa.

Benefícios da iluminação cênica no ambiente doméstico

Como mencionamos, a luz provoca efeitos diversos no nosso corpo como um todo. Além de regular o ciclo circadiano (o nosso relógio biológico), aumentando ou reduzindo a atividade cerebral e nos avisando quando é hora de se movimentar e de repousar, a luz tem o poder de influenciar o humor, a memória e o desempenho mental.

O bom é que podemos usufruir dessas potencialidades da luz natural brincado com as lâmpadas de diferentes cores e temperaturas. Porém, colocar luz cênica em casa significa incluir luz quente aos ambientes, o que traz diversos benefícios.

Entre eles, a gente destaca:

  • estimula o relaxamento;
  • melhora o sono;
  • contribui para o bem-estar físico e emocional;
  • reduz o estresse e a ansiedade;
  • torna os ambientes mais convidativos e atraentes;
  • induz o corpo a produzir melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor relacionado à felicidade e à sensação de bem-estar);
  • confere sentimentos de aconchego, tranquilidade e intimidade às pessoas.

A luz cênica faz parte do espetáculo e, adaptada para dentro de casa, contribui para transformar os ambientes. Deixando a luz fria para os cômodos que requerem mais atenção, incluir a luz quente nos cômodos confere requinte, conforto e acolhimento à casa. Ao unir uma fragrância a essa decoração amena, você certamente proporcionará emoções instigantes e enigmáticas a qualquer pessoa que frequente o seu espaço.

Achou o nosso artigo interessante? Então, assine a nossa newsletter, junte-se ao Universo Phebo e receba mais dicas direto no seu e-mail!

Carregando...
148 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.