Conforme a metade do ano começa a chegar, a expectativa para a festa de São João vai aumentando nos quatro cantos do país. Cada estado tem suas peculiaridades na hora de festejar, mas a quadrilha, os pratos típicos e toda a alegria dessa celebração estão presentes por todo Brasil.
Para quem está separando as roupas mais coloridas e se animando para aproveitar o arraial, organizamos um post para que você conheça um pouco mais sobre um dos eventos culturais mais importantes. Siga a leitura e confira quais foram as raízes históricas que deram origem a uma das festividades mais aguardadas pelos brasileiros!
História e origem da Festa de São João
A festa junina, diferente do que muitos acreditam, não é uma celebração criada no nosso país. Antes do cristianismo se propagar pela Europa, esse evento era uma homenagem pagã para o solstício de verão, com o intuito de agradecer as colheitas e pedir proteção para as plantações. As fogueiras e pratos típicos já fazem parte dos rituais.
Já em território brasileiro, essa festividade foi trazida pelos portugueses no século XVI, mas dentro de uma perspectiva cristã, associadas a uma homenagem a São João Batista e Santo Antônio.
Com o passar do tempo o objetivo estritamente religioso tornou-se mais amplo e a festa ganhou uma conotação de lazer, reunião de amigos e alegria para celebrar com entes queridos.
Elementos estéticos da festa junina: tradições e costumes
A festa de São João no nordeste pode ser diferente daquela presente na região sul, mas alguns atributos são presença garantida. Veja, a seguir, alguns traços estéticos que estão presentes nessa celebração.
Trajes típicos
Existem diversas possibilidades para escolher o melhor look para festa de São João. Uma das características mais marcantes é a presença de cores vivas e estampas vibrantes para a seleção de roupas.
A inspiração vem do estilo caipira, onde os homens geralmente usam camisa xadrez e calças remendadas, e as mulheres podem se divertir com vestidos coloridos, rodados e repletos de rendas ou fitas. O intuito é criar uma conexão com o estilo de vida simples e alegre do campo.
Contudo, em cada canto do Brasil há influências locais nas vestimentas. No nordeste, por exemplo, há um grande cuidado nos detalhes, incluindo o uso de acessórios artesanais como chapéus e fitas de cabelo. Já no centro-oeste, os trajes podem ser mais leves, devido ao calor da região, com peças que refletem a fauna e flora local. Por outro lado, o Sul sofre influência da cultura gaúcha, que se mistura ao visual típico da celebração.
Decoração
O visual de uma festa junina é encantador e transmite de imediato a alegria envolvida nessa festa. Os ambientes são decorados com cores vibrantes e diversas luzes que criam uma atmosfera ainda mais aconchegante.
As bandeirinhas são presença garantida de norte a sul do país,atravessando todo o espaço da festa e decorando grandes espaços com facilidade. Já as barraquinhas de palha ou madeira também criam um clima campeiro para a apresentação de comidas típicas ou para o espaço de brincadeiras tradicionais.
A fogueira também conta com um simbolismo próprio, pois ela sugere união e luz para todos os que compartilham dessa celebração. Elas são construídas de todos os tamanhos e estão associadas às primeiras celebrações do solstício de verão.
Comidas tradicionais
A época de festa julina não é o melhor momento para iniciar uma dieta, afinal, existem tantas opções deliciosas e temperos únicos para provar, sendo que muitas delas ficam disponíveis apenas nesse período.
O milho, a mandioca e o amendoim são as principais estrelas da gastronomia dessa festa, sendo utilizados para uma ampla variedade de pratos doces e salgados. No nordeste você encontra canjica, pamonha, bolo de milho, cuscuz e muito mais.
No sudeste há arroz doce, quentão e pipoca, enquanto no sul, o pinhão também aparece como uma das iguarias mais consumidas. Existem opções para diversos gostos e desejos, independentemente de onde esteja comemorando.
Quadrilha
Olha a cobra! É mentira! Quem nunca participou de uma quadrilha durante a festa junina não sabe a diversão que perdeu. Essa tradição folclórica mistura dança e teatro como uma forma de entreter os participantes.
Assim como quase todas as faces da cultura brasileira, a quadrilha também foi moldada pelas influências indígenas e africanas. A dança é feita em pares, com duas filas que formam um quadrado, dando origem ao nome.
Ela ainda encena um casamento e conta com um marcador que orienta os participantes. A obra de Luiz Gonzaga consolidou o estilo brasileiro por meio do disco de vinil Quadrilhas e marchinhas juninas.
Brincadeiras e jogos
Uma das partes mais divertidas da festa são as brincadeiras típicas. O correio elegante é uma das práticas mais icônicas, onde os participantes enviam e recebem mensagens carinhosas por meio de pequenos cartões. Eles são entregues durante a festa por meio de mensageiros e levam a interações mais próximas.
Outra atividade clássica é a pescaria, em que os participantes tentam obter prêmios com uma varinha de pesca. Normalmente os peixes são de madeira e contém um número que corresponde a algum prêmio.
Para quem está com sorte, ou tem uma boa habilidade em lançamentos, o tomba lata é a escolha perfeita. A ideia é derrubar uma pilha de latas com o menor número possível de arremessos. Isso define qual prêmio o jogador recebe ao final da brincadeira.
A importância cultural e estética da Festa de São João
Essa celebração exerce um grande impacto nas comunidades, especialmente por criar momentos propícios para a confraternização, união e colaboração entre os indivíduos. Isso pode ser feito desde o ambiente empresarial, até as atividades junto a comunidade, organizadas por escolas, igrejas, ONGs e demais instituições.
Economicamente falando, essas celebrações permitem que agricultores locais comercializem seus produtos, gerando mais renda e oportunidades de negócios que valorizam a agricultura familiar. Já do ponto de vista cultural, essa festa ajuda a preservar as raízes locais, transmitindo para as próximas gerações o senso de identidade regional.
Reunir todos esses elementos fazem da festa de São João uma das comemorações mais desejadas por todos, especialmente por conta da sua estética única. Conhecer um pouco dessa celebração permite que você mergulhe na cultura brasileira e compreenda a origem de cada elemento presente no arraial.
Está pensando em explorar as maravilhas do nosso país? Então siga com a visita ao blog e descubra alguns lugares paradisíacos no Brasil para considerar em sua próxima viagem!