Plantas que preferem sombra podem ser ótimas escolhas para compor sua residência. Saiba mais sobre esse potencial!
Sabemos que a luz natural tem papel relevante na fotossíntese de diversas espécies vegetais. Porém, se a sua casa não dispõe tanto desse recurso, a dica é apostar nas flores que não precisam de sol. Existem muitas variedades adaptadas a locais sombreados para você aproveitar.
Para algumas, a exposição direta e constante à radiação pode ser prejudicial, causando desde perda de água até queimadura de folhas. Isso significa que são ótimas opções para cultivar em ambientes fechados ou com poucas aberturas. Ao usá-las, você terá um home spray natural e um complemento incrível para a decoração do lar.
Fique conosco e veja bons motivos para levar essa ideia adiante!
Por que ter flores em casa?
As exuberantes folhagens, por si só, agregam valor a qualquer ambiente com sua diversidade de cores, formas e texturas. Porém, para quem gosta de um leve perfume combinado com arranjos coloridos, as flores que não precisam de sol direto se tornam excelentes escolhas.
Cada pétala traz detalhes únicos que enriquecem a composição. Inclusive, por serem elementos naturais, as plantas se tornam ótimos enfeites para quem preza a decoração sustentável. Afinal, assim como ocorre com o consumo consciente na moda, por exemplo, você acaba substituindo artigos comuns por recursos renováveis.
Quais são as flores que não precisam de sol?
As plantas funcionam em diferentes propostas decorativas, mas muita gente deixa de usá-las quando percebe que o ambiente tem pouca luminosidade. Se você também já se limitou por conta desse problema, saiba que não precisa desistir da beleza e da deliciosa fragrância que algumas flores apresentam.
A seguir, listamos 5 espécies que se adaptam muito bem a lugares sombreados.
1. Orquídeas
A estrutura delicada e a junção de pétalas em forma de estrela são características bastante valorizadas nas orquídeas. Há muitas variedades no mercado, com cores puras ou efeito mesclado, para você renovar pontos estratégicos do imóvel. Essas flores brasileiras são tão belas que não passam despercebidas.
Elas podem ser usadas de forma individual ou agrupadas, pois o resultado estético sempre será incrível. Não é à toa que boa parte das pessoas mantêm suas orquídeas em lugares bem visíveis da casa, principalmente nas áreas sociais. O único ponto de atenção está no fato de serem plantas bastante frágeis a qualquer impacto.
2. Violetas
Essas pequeninas se destacam entre as flores que não precisam de sol direto. Quem nunca viu um vaso repleto delas em peitoris, corredores e móveis que não têm contato com os raios solares? As violetas são pouco exigentes em relação à oferta de luz natural, tanto que se adaptam facilmente a espaços mais escuros.
Além do tom tradicional que aparece no próprio nome, as violetas podem ser encontradas em outras cores. As opções vão do branco ao lilás, incluindo variedades bicolores. Suas folhas largas dão um charme extra aos arranjos, cobrindo grande parte dos caules e criando um fundo verde que destaca as formosas pétalas.
3. Lírio-da-paz
O nome da planta tem origem na coloração branca de suas flores, que costuma ser associada à paz. Você encontra variedades pequenas, médias, grandes e até a versão gigante da espécie. Isso amplia as possibilidades na hora de preencher os espaços internos e brincar com diferentes volumes.
As folhas também variam bastante, com opções mais largas ou estreitas, e a floração pode ocorrer o ano inteiro. Outro ponto atrativo do lírio-da-paz está na sua alta resistência ao ataque de pragas e doenças. Assim, é uma ótima planta para pessoas que não dispõem de muito tempo para os trabalhos de jardinagem.
4. Flor-de-cera
Que tal uma planta composta por cachinhos rosados que exalam um bom perfume doce? Ela está entre as flores que não precisam de sol direto e traz um aspecto curioso para muitas pessoas. Por ter uma textura firme e superfície aveludada, a flor-de-cera tende a ser confundida com os arranjos artificiais.
Trata-se de uma trepadeira que gosta de explorar diversos espaços, sendo excelente para cobrir ou contornar estruturas verticais. Se você observar bem de perto, verá que os cachos são formados por minúsculas flores em formato de estrela. De longe, a percepção é a de pequenas bolinhas feitas de porcelana.
5. Antúrio
Com visual semelhante ao do lírio-da-paz, também se destaca pela facilidade de manutenção. Tanto é que pode ser cultivado em áreas internas ou externas, longe da luz ou em contato direto com as intempéries. O antúrio tem bastante relevância em projetos de paisagismo, graças à sua beleza e resistência.
Nada impede, porém, que você preserve o seu dentro de casa, mesmo em locais que recebem pouco sol. Essa flor tem caules longos e estreitos que facilitam a produção de arranjos para festas ou eventos especiais. O tom mais conhecido é o vermelho, mas é possível encontrar variedades brancas, laranjas, rosas e até pretas.
Como cuidar dessas espécies?
As flores que não precisam de sol, embora pareçam altamente resistentes, também precisam de cuidados específicos. Eles variam de acordo com a espécie, portanto, procure informações sobre a variedade que você pretende cultivar. Vale fazer uma pesquisa online ou conversar com um vendedor especializado em mudas.
A manutenção geral inclui regas sempre que houver a percepção de substrato muito seco, além de análise das condições do solo — se está muito compacto, tomado por raízes ou indicando a presença de pragas. O importante é acompanhar o desenvolvimento de perto para oferecer o que cada planta precisa.
Futuramente, quando suas flores estiverem adaptadas ao ambiente doméstico, você poderá investir em novas espécies ou brincar com arranjos diferenciados. Experimente, por exemplo, misturar as formações de pétalas coloridas com grandes folhagens em diferentes tons de verde para obter o efeito urban jungle.
As possibilidades não param por aí. Agora que você conhece várias flores que não precisam de sol, certamente terá um caminho mais tranquilo para destacar os espaços que recebem pouca luz natural. Lembre-se de que, com a devida atenção, todas as plantas terão condições de se desenvolver da melhor forma.
Gostou das sugestões ou conhece outras espécies indicadas para locais sombreados? Deixe um comentário no post!